Em 1961 dá-se inÃcio ao complexo Centro Politécnico, da Universidade Federal do Paraná, para abrigar, inicialmente, os cursos de Engenharia Civil, Mecânica, Elétrica e Arquitetura e Urbanismo. As edificações compreendiam um núcleo didático, um núcleo recreativo, um núcleo de assistência e um núcleo administrativo, com um bloco destinado à biblioteca.
Com o plano de Reestruturação da Universidade conforme Decreto nº. 72.782, de 12 de setembro de 1973, o ensino superior passou por mudanças de organização, impactando também nas bibliotecas, que adotaram princÃpios de centralização em suas atividades e começaram a atuar como Sistema. Assim, as bibliotecas das antigas Faculdades, Escolas e Institutos foram reorganizadas a partir da junção das coleções, acompanhando a nova organização da Universidade em setores. Deste modo, o bloco destinado à biblioteca passou a abrigar a Biblioteca do Setor de Ciências Exatas e a Biblioteca do Setor de Tecnologia.
No final da década 1980 as bibliotecas se reestruturaram com nova denominação, Biblioteca de Ciência e Tecnologia, com acervos e serviços técnico-administrativos reunidos. Assim a biblioteca passa a atender estudantes, servidores técnicos e docentes dos cursos da graduação, especialização, mestrado e doutorado ofertados pelos setores de Ciências Exatas, de Tecnologia e posteriormente de Ciências da Terra.
A partir do ano de 2000 com o aumento do número de usuários, acervos, consultas, empréstimos e o surgimento de novas tecnologias adotou-se novo sistema organizacional para melhor atender as demandas. Em meados de 2005, implantaram-se serviços informatizados, consulta ao acervo, empréstimo/devolução, renovação e reserva de materiais.
No perÃodo de 2004-2007 trabalhou-se no planejamento para a otimização do espaço fÃsico destinado aos usuários, acervos e serviços prevendo-se ampliação e adaptação, de acordo com as normativas de acessibilidade, NBR 9050 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2004).
A efetivação da reforma fÃsica ocorreu de 2008 a 2010, com a ocupação do andar térreo que até então era utilizado pelo Núcleo de Concursos. Assim a área da biblioteca totalizou 3000 m2, distribuÃdos em três pavimentos. As adequações primaram pelo compromisso com as diferentes dimensões de acessibilidade, fundamentadas no atendimento aos estudantes com deficiência.
A reinauguração aconteceu em 09 de abril de 2010 com as seguintes inovações:
Para atender a dimensão informacional a Biblioteca passou a disponibilizar no Laboratório de Acessibilidade as seguintes tecnologias assistivas:
Atualmente a biblioteca conta com 379 assentos, e a média de frequência diária é de aproximadamente 2.000 usuários.
Compete à biblioteca de Ciência e Tecnologia oferecer acervos e serviços de informações a todos, a fim de proporcionar acesso ao conhecimento para o desenvolvimento educacional, com a responsabilidade de garantir uma permanência acadêmica de qualidade, assim como contribuir para o crescimento pessoal e social permitindo a participação na construção de uma sociedade justa e igualitária.