Sistema de Bibliotecas (SiBi) da UFPR

ISBN, ISSN e DOI

ISBN | Solicitação de ISBN | ISBN Valores/Custas | Quais publicações recebem ISBN? | ISBN - Publicações externas a UFPR | 
ISSN | É obrigatório atribuir ISSN? | Porque atribuir o ISSN? | Posso usar o mesmo ISSN para publicação impressa e eletrônica? | Solicitação de ISSN | Dúvidas ISSN | DOI | Objetos digitais que recebem DOI | Conheça mais o SiBi

ISBN

O International Standard Book Number (ISBN) é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição. Utilizado também para identificar software, seu sistema numérico é convertido em código de barras, o que elimina barreiras lingüísticas e facilita a circulação e comercialização das obras.

Uma vez fixada a identificação, ela só se aplica àquela obra e edição, não se repetindo jamais em outra. A versatilidade deste sistema de registro facilita a interconexão de arquivos e a recuperação e transmissão de dados em sistemas automatizados, razão pela qual é adotado internacionalmente. O ISBN simplifica a busca e a atualização bibliográfica, concorrendo para a integração cultural entre os povos.

Solicitação de ISBN no âmbito da UFPR

Esse tutorial (CLIQUE AQUI) se destina a fornecer orientações quanto à abertura de processos no SEI para a solicitação do número de ISBN no âmbito da UFPR. Esse serviço é realizado pelo SiBi, exclusivamente para as unidades da UFPR. O número de ISBN é emitido pela Câmara Brasileira do Livro sob um custo por serviço solicitado, cujo pagamento via boleto bancário é de responsabilidade da unidade solicitante.

Contato: isbn@ufpr.br

Valores/Custas

ISBN: R$22,00 (vinte e dois reais) para cada tipo de suporte de documento.

CÓDIGO DE BARRAS (serviço opcional): R$ 36,00

Quais publicações recebem ISBN?

Confira neste link quais publicações recebem o ISBN.

Segundo a Lei do Livro é obrigatória a utilização de ISBN, conforme segue:

Lei n° 10.753, de 30 de outubro de 2003: “Institui a Política Nacional do Livro”; Capítulo III – “Da Editoração, Distribuição e Comercialização do Livro”; Art. 6° – Na editoração do livro, é obrigatória a adoção do Número Internacional Padronizado, bem como a ficha de catalogação para publicação; Parágrafo único. O número referido no caput deste artigo constará Da quarta capa do livro impresso”.

Normas para atribuição do ISBN se aplicam a:

  • A cada edição de uma publicação;
  • A cada edição em idioma diferente de uma publicação;
  • A cada um dos volumes que integram uma obra em mais de um volume e também ao conjunto completo da obra (coleção);
  • A toda reedição com mudança no conteúdo (texto) da obra;
  • A cada tipo de suporte, tipo de formato, tipo de acabamento e tipo de capa;
  • As reimpressões fac-similares;
  • As separatas (desde que apresentem títulos e paginação próprios).

Publicações externas a UFPR: onde devo solicitar o ISBN? (pessoas físicas e jurídicas)

As solicitações do ISBN de outras publicações (fora do âmbito da UFPR), podem ser realizadas pelos autores e/ou editores diretamente no site da Câmara Nacional do Livro, tanto no caso de pessoas físicas quanto jurídicas. Serviço disponível no endereço: https://servicos.cbl.org.br/isbn.

ISSN

O SiBi/UFPR não faz o pedido de atribuição do ISSN, entretanto, podemos esclarecer possíveis dúvidas. Se necessário, procure o setor de Referência e Informação da Biblioteca do SiBi/UFPR que atende ao seu curso.

O International Standard Serial Number (ISSN), sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas, é o código aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada. Esse número se torna único e exclusivo do título da publicação ao qual foi atribuído, e seu uso é padronizado pela ISO 3297.

Por ser um código único, o ISSN identifica o título de uma publicação seriada durante todo o seu ciclo de existência (fase de lançamento, circulação e encerramento da revista), seja qual for o idioma ou suporte físico utilizado (impresso, online, CD-ROM e demais mídias).

O ISSN é composto por oito dígitos distribuídos em dois grupos de quatro dígitos cada, ligados por hífen e precedido sempre por um espaço e a sigla ISSN. Exemplo: ISSN 1018-4783.

É obrigatório atribuir ISSN às publicações seriadas?

O uso do ISSN não é obrigatório, entretanto como único identificador de padrão internacional, confere vantagens ao editor uma vez que ele possibilita rapidez, produtividade, qualidade e precisão na identificação e controle da publicação seriada nas etapas da cadeia produtiva editorial. 

Porque atribuir o ISSN a uma publicação seriada?

Entre as editoras, por exemplo, seu uso facilita a identificação rápida e precisa de suas publicações, o que possibilita uma verificação eficaz e simples no intercâmbio eletrônico de informações. Para livrarias, distribuidoras, agências de assinaturas, varejo automatizado, bancas de jornal, o uso do ISSN agiliza a administração dos serviços de vendas e controle de estoque desses estabelecimentos.

Para os serviços institucionais, como depósito legal, bases de dados e bibliotecas, a aplicação do ISSN auxilia no controle da produção editorial do país, promove a identificação de títulos, a recuperação e transmissão de dados, além de melhorar a organização de acervos, os empréstimos entre bibliotecas, os serviços de indexação e resumos, os serviços de aquisição bibliográficos e a comutação bibliográfica. Nos catálogos coletivos nacionais e regionais, o ISSN facilita as operações de identificação, localização de títulos, transferência de dados e fusão de acervos.

Se eu tenho uma mesma publicação em formato impresso e eletrônico, posso usar o mesmo ISSN?

Não. É preciso solicitar um número de ISSN para cada tipo de suporte da publicação seriada (impresso, eletrônico, CDROM, etc…). Por exemplo:
                    Revista da Faculdade de Direito da UFPR
                    ISSN Impresso: 0104-3315
                    ISSN Eletrônico: 2236-7284 

Como solicitar o ISSN?

O ISSN será atribuído mediante solicitação e envio da documentação necessária ao Centro Brasileiro do ISSN, juntamente com o comprovante do pagamento da taxa administrativa correspondente.

Toda solicitação de ISSN deverá vir acompanhada do Formulário de Solicitação do código ISSN devidamente preenchido; da documentação solicitada conforme o tipo de publicação (impressa, CD-ROM, on-line); da cópia do comprovante das taxas administrativas – pagamento (GRU).

Onde devo solicitar o ISSN?

O ISSN deverá ser solicitado ao Centro Brasileiro do ISSN no seguinte endereço: Centro Brasileiro do ISSN/IBICT – SAS Quadra 5-Lote 6-Bloco “H” – 4º andar, sala 400. CEP: 70.070-912 – Brasília – DF.

Em caso de dúvidas com as questões referentes ao ISSN, quem devo procurar?

A equipe responsável pelo ISSN no IBICT está a disposição para esclarecer dúvidas.

Seguem os contatos:
                    2ª, 4ª e 6ª (14h às 16h) e 3ª e 5ª (10h às 12h).
                    Telefones: (+55 61) 3217-6258.
                    E-mail ISSN: cbissn@ibict.br

Fonte: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.

DOI

O Digital Object Identifier (DOI), identificador de objeto digital, é um padrão para identificação de documentos on-line, por exemplo, artigos científicos, livros digitais, capítulos de livro, dados de pesquisa, etc. O DOI é composto por números e letras e, além de identificar um documento de forma única, visa a garantir o acesso a ele independentemente de mudanças no endereço.

Clique aqui para saber mais sobre o Identificador de Objeto Digital.

Acesse o artigo Digital Object Identifier (DOI): o que é, para que serve, como se usa?

Objetos Digitais que recebem DOI no SiBi

A Biblioteca Digital de Periódicos, a Base de Dados Científicos e a Biblioteca Digital de Eventos Científicos receberam DOI nas suas publicações. Para cada biblioteca digital os procedimentos de geração de DOI são diferentes:

  • Biblioteca Digital de Periódicos: a geração do DOI é feita automaticamente, conforme os procedimentos definidos pelo Open Journal Systems (OJS), sistema que gerencia as revistas científicas da Universidade. Dúvidas, envie e-mail para doi@ufpr.br.
  • Base de Dados Científicos: caso o autor(a) tenha interesse em divulgar os dados científicos utilizados para a elaboração da sua tese, dissertação, monografias de especialização/graduação ou outra obras vinculada com a UFPR, deve acessar a Base de Dados Científicos da Universidade Federal do Paraná (BDC/UFPR), fazer os procedimentos de solicitação de cadastro, e posteriormente, a submissão dos dados brutos, que gerará um DOI. Após isto, o autor(a) deve solicitar a inclusão deste DOI na Ficha Catalográfica do seu trabalho.
  • Biblioteca Digital de Eventos Científicos: a geração do DOI é feita de maneira manual pelo SiBi/UFPR. O Open Conference Systems (OCS) ainda não possui a funcionalidade de geração automática do DOI. Por isso, após a finalização do evento o organizador deve solicitar ao e-mail bdec@ufpr.br a geração do DOI.


SiBi/UFPR nas Plataformas Digitais

Universidade Federal do Paraná
Sistema de Bibliotecas (SiBi)
Rua General Carneiro, 370/380, Centro
CEP: 80.060-150 - Curitiba (PR), Brasil
E-mail: saubc@ufpr.br

SiBi/UFPR no Facebook SiBi/UFPR no Instagram SiBi/UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Sistema de Bibliotecas (SiBi) da UFPR
Rua General Carneiro, 370/380

E-mail: saubc@ufpr.br
CEP: 80.060-150 - Curitiba (PR), Brasil

Logomarca da UFPR