Sistema de Bibliotecas (SiBi) da UFPR

Acessibilidade no SiBi/UFPR

Estudantes com Deficiências | Estudantes Surdos | Ações do SiBi | Legislação e Documentos | Conheça mais o SiBi

Atendimento aos estudantes com deficiências

No SiBi/UFPR, o Laboratório de Acessibilidade situado na Biblioteca de Ciência e Tecnologia (CT), foi criado em 2010 e atua como unidade piloto, com espaço físico adequado e adaptado para acolher os estudantes com deficiências.

O Laboratório de Acessibilidade (LA) tem como finalidade dispor de recursos e tecnologias assistivas, para viabilizar o acesso às fontes de informação e pesquisa, às pessoas com deficiência e outros públicos da comunidade universitária.  

O LA está localizado no Campus Centro Politécnico, funciona das 7:15 às 21:15, de segunda a sexta-feira, e conta com uma equipe de atendimento para a orientação na utilização das tecnologias assistivas disponíveis, tais como:

  • Computadores adaptados com softwares leitores e ampliadores de tela; 
  • Impressora de relevo tátil por fusão: Possibilita reproduzir em alto relevo a figura impressa; 
  • JAWS software leitor de tela: Permite pessoas com deficiência visual lerem a tela por meio de uma saída de texto para voz; 
  • Leitor autônomo de textos impressos (SARA): Aparelho de digitalização e leitura de material impresso;  
  • Linha Braille para tradução de textos eletrônicos
  • Lupa eletrônica;  
  • Mesa tátil falante: Serve como orientação aos deficientes visuais dentro do local e ambientes. 
  • NVDA: Leitor de tela que interage com o sistema operacional e transforma texto em fala;

Maiores informações e orientações a respeito do Laboratório podem ser obtidas acessando o vídeo abaixo (produzido com a colaboração do Colegiado de Comunicação do SEPT/UFPR e Interpretes/tradutores de Libras/UFPR).

Atendimento aos estudantes surdos

O atendimento aos estudantes surdos na Biblioteca de Ciências Humanas (CH) teve início com a criação do Curso de Licenciatura em Letras Língua Brasileira de Sinais – Libras (Letras – Libras) na UFPR em 2015.

Em 2018 foi criada a Biblioteca Digital de Graduação do Curso de Letras Libras acessível garantindo acesso e visibilidade aos trabalhos de Conclusão do Curso de Libras da UFPR na web. Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) são traduzidos em videolibras utilizando a extensão .MP4, gravados pelos estudantes (autores dos trabalhos), com auxílio dos tradutores intérpretes da UFPR que depois classificadas e indexadas.

Em parceria com a Coordenação do Curso e com os intérpretes de libras foi criado um vídeo institucional em libras (ver abaixo), sobre a Biblioteca e seus serviços. Um vídeo explicativo para que os usuários surdos tivessem autonomia em suas pesquisas e assim se sentissem realmente pertencentes a esse lugar.

Ações executadas pelo SiBi/UFPR

Comissão de Trabalho de Acessibilidade e Sinalização

A Comissão de Acessibilidade SiBi/UFPR, criada em 2012, visa discutir e implementar ações sobre a acessibilidade e inclusão dos estudantes com deficiência em todo SiBi. Dedica-se a sensibilizar servidores e funcionários sobre a importância da acessibilidade física e atitudinal nos ambientes, realizando atividades como diagnósticos, seminários, entre outras.

De uma maneira geral, em relação aos aspectos arquitetônicos, muitas ações de melhoria de espaços das bibliotecas do SiBi já foram implementadas, adequando às normativas previstas na legislação, tais como:

  • Eliminação de barreiras (degraus nas entradas); 
  • Redimensionamento de layout (para movimentação de pessoas com acessórios de mobilidade com bastões, muletas, andadores e cadeiras de rodas); 
  • Arranjo de corredores padronizados como preconiza a NBR 9050 (ABNT), com no mínimo 0,90m de largura; 
  • Adaptações nos mobiliários que são incompatíveis com as medidas estabelecidas pelas normativas (sobretudo no Balcão de atendimento); 
  • Adaptações nos banheiros;
  • Instalação de bebedouro com rebaixamento (altura livre); 
  • Sinalização de guarda-volumes dentro do percentual de 5% para uso, com o símbolo internacional de acesso, em altura que possibilite o uso por cadeirante; 
  • Sinalização no interior das bibliotecas que atendem as diferentes necessidades e especificidades dos estudantes. 
  • Roda de Conversa – evento promovido em parceria com o NAPNE, reunindo servidores, profissionais e estudantes com deficiências;
  • Elaboração de vídeo ilustrativo a respeito do Laboratório de Acessibilidade, em parceria com o SEPT;
  • Disponibilização de espaço (CT e AG) para realização de Bancas Especiais no Processo Seletivo;
  • Ampliação do prazo de devolução dos livros para estudantes com deficiência;
  • Inclusão de capítulo nas “Normas para apresentação de documentos da UFPR”, sobre acessibilidade informacional, que se refere a descrição de ilustrações e/ou figuras e apresenta um modelo de artigo de período sobre a temática.
  • Palestra: “Diversidade de gênero e o atendimento em bibliotecas”, aberta para participação de toda comunidade universitária.

Roda de Conversa sobre Acessibilidade nas Bibliotecas

Roda de Conversa sobre Acessibilidade nas Bibliotecas foi um evento realizado em 21 de junho de 2018, com 2h30 de duração, na sala 208 do Edifício Histórico UFPR na Praça Santos Andrade. O evento foi organizado pelo Grupo de Trabalho de Acessibilidade e Sinalização do SiBi/UFPR, e contou com o apoio do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE/UFPR).

O evento teve por objetivo o compartilhamento de iniciativas da UFPR e experiências referentes a necessidades especiais e acessibilidade, com especial destaque às bibliotecas. O intuito foi possibilitar que os estudantes pudessem compartilhar suas vivências frente à acessibilidade na Universidade, em especial nas bibliotecas, e que os servidores do SiBi também pudessem referir suas experiências, dúvidas e contribuições.

Legislação e Documentos

O atendimento é prestado conforme a Lei de Inclusão Brasileira nº 13.146 de 06 de julho de 2015, Lei dos Direitos Autorais nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998, e o Tratado de Marraqueche, promulgado por meio do Decreto nº 9.522/2018.

Recomendações de Acessibilidade do Governo Digital: Clique aqui.



SiBi/UFPR nas Plataformas Digitais

Universidade Federal do Paraná
Sistema de Bibliotecas (SiBi)
Rua General Carneiro, 370/380, Centro
CEP: 80.060-150 - Curitiba (PR), Brasil
E-mail: saubc@ufpr.br

SiBi/UFPR no Facebook SiBi/UFPR no Instagram SiBi/UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Sistema de Bibliotecas (SiBi) da UFPR
Rua General Carneiro, 370/380

E-mail: saubc@ufpr.br
CEP: 80.060-150 - Curitiba (PR), Brasil

Logomarca da UFPR