A Biblioteca de Ciências Biológicas da UFPR apresenta a exposição “Resistência e Esperança”, do projeto Meros do Brasil. É um convite para a comunidade acadêmica mergulhar em uma história de conservação, arte e sensibilização ambiental. A mostra, inaugurada durante a 3ª Semana UFPR Lixo Zero, permanece aberta à visitação até o final de novembro no andar superior da BL.

Há mais de duas décadas, o projeto se dedica à preservação do mero (Epinephelus itajara), a maior espécie de garoupa do Atlântico Sul, hoje criticamente ameaçada de extinção. Ao longo desse tempo, o Meros do Brasil tem atuado em diversas frentes — da pesquisa cientÃfica à educação ambiental e mobilização comunitária — para proteger esse sÃmbolo de resistência marinha.
A exposição, que vai percorrer nove estados brasileiros, apresenta 11 imagens impactantes que revelam a força dos territórios costeiros, a profunda relação entre natureza e cultura e a beleza vulnerável dos itajaras. As fotografias são testemunhos visuais da luta pela sobrevivência de uma espécie cuja população foi reduzida em mais de 80% nos últimos 65 anos.
“Resistência e Esperança†é um convite à reflexão sobre o equilÃbrio entre o humano e o mar — um chamado à preservação da vida em todas as suas formas.
📸 Fotografias: Ãthila Bertoncini, Gabriel Marchi, Leonardo Bueno, MaÃra Borgonha.
Curadoria: Ãthila Bertoncini, Jonas Leite, MaÃra Borgonha e Verônica Faquin.
Apoio curatorial: Johnatas Adelir Alves, Matheus Oliveira Freitas, PatrÃcia Zeni de Sá.
📠Biblioteca de Ciências Biológicas – Andar superior
📅 Visitação aberta até o final de novembro
Por Danielle Salmória (Seção de Comunicação e Marketing do SiBi/UFPR)