Na tarde desta sexta-feira, 26 de setembro de 2025, o Sistema de Bibliotecas da UFPR (SiBi) viveu um momento histórico: a posse da nova Direção, realizada no Anfiteatro da Biblioteca de Ciências Humanas, com a presença do reitor professor Marcos Sfair Sunye, demais autoridades, servidores, familiares e convidados.
Foram empossados Denis Uezu, reconduzido ao cargo de Diretor, e Suzana Zulpo, que assume como a primeira Vice-Diretora da história do SiBi, conquista que fortalece a estrutura administrativa e marca um novo capítulo na trajetória do Sistema de Bibliotecas.
Em seu discurso, Denis destacou os aprendizados da gestão anterior, os desafios enfrentados e o compromisso com a defesa da universidade pública e da ciência, mas fez questão de ressaltar que o grande diferencial do SiBi está nas pessoas. “É desafiador trabalhar com pessoas. Mas, na mesma medida que é desafiador, é também gratificante observar o crescimento profissional e pessoal, o espírito colaborativo e a força do nosso corpo técnico”, reconheceu o Diretor.
Denis relatou o sentimento de fortalecimento do fato de ser empossado juntamente com a Suzana, em cargo de vice-direção estabelecido em regimento. “Uma conquista para nós, proporcionada pela atual gestão da UFPR. Certamente haverá um engrandecimento do SiBi”, afirmou.
Percebi que a defesa da universidade pública e da ciência é e sempre será uma luta constante. O momento político, econômico, social e ambiental em que nos encontramos, nacional e mundialmente, pessoalmente falando, parece muitas vezes desanimador. […] Mas para quase tudo há solução e é nessa direção que a UFPR e o SiBi caminham. A conscientização sobre soberania em séries de reportagens publicadas no portal da UFPR, o aporte via edital FINEP de R$1,8 milhões para a higienização de Obras Raras dos nossos acervos, a consolidação da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade e as diversas ações de combate ao racismo, incluindo nossa participação no encontro formativo para debater práticas de racismo institucional e estrutural, a presença do SiBi no Projeto de Extensão UFPR Lixo Zero são exemplos que mostram que, sim, temos espaço para contornar, corrigir, aprimorar e acertar. E nada disso seria possível sem ideais e sem pessoas que carregam esses ideais. — Denis Uezu, Diretor do SiBi/UFPR
Suzana compartilhou sua trajetória e o entusiasmo em assumir o cargo. “Hoje, ao assumir essa nova responsabilidade, juntamente com o Denis, trago comigo não só a experiência construída ao longo dos anos, mas também o entusiasmo por contribuir com uma instituição que tanto significa para mim”, disse. Ela também destacou o papel das bibliotecas como espaços inclusivos e dinâmicos, “lugares que fomentam a leitura, a pesquisa, o pensamento crítico e o encontro entre pessoas e saberes”.
Sobre a conquista institucional do cargo, Suzana reforçou tratar-se de um marco importante, “fruto da luta de quem esteve à frente do SiBi antes de nós, em especial a bibliotecária e ex-diretora, Ligia Setenareski”, disse.
Acredito no poder transformador das bibliotecas, na força do coletivo e no valor de cada profissional que atua com dedicação e propósito. Juntos, podemos seguir fortalecendo esse espaço que é, acima de tudo, um agente de inclusão, de conhecimento e de cidadania. — Suzana Zulpo, Vice-Diretora do SiBi/UFPR
O Reitor Marcos Sfair Sunye destacou a importância estratégica do SiBi para a Universidade e os novos desafios que se colocam. “Eu já vejo o SiBi oferecendo uma quantidade cada vez mais ampla de serviços para a comunidade e para a Universidade”, disse.
Foto: Marcos Solivan/SUCOM UFPR
A solenidade encerrou-se em clima de celebração e compromisso coletivo, com a certeza de que a gestão 2025-2029 será marcada pela continuidade, inovação e fortalecimento das bibliotecas como pilares da vida acadêmica e cultural da UFPR.
Por Danielle Salmória (Seção de Comuniçação e Marketing do SiBi/UFPR).