A Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Paraná recebeu um acervo especial que carrega consigo décadas de dedicação ao conhecimento: parte da coleção de livros do professor Vinicius Berlendis de Figueiredo (1965–2025), que atuou como docente do Departamento de Filosofia, reconhecido como um dos principais especialistas no filósofo iluminista Immanuel Kant.
A doação, composta por 60 caixas e estimada em cerca de 4 mil livros, está em processo de triagem e catalogação. “Não conseguimos quantificar com precisão, mas teremos esse dado após concluir a seleção do material”, explica Fernanda Emanoela Nogueira Dias, chefe da biblioteca.
As primeiras obras catalogadas já estão em exposição permanente, com uma mesa de destaque que será renovada à medida que o trabalho avançar. Entre elas, encontram-se exemplares de literatura infantojuvenil publicados pela mãe de Vinicius, Donatella Berlendis, que atuava como editora.
“A coleção do Professor Vinicius é composta por atuais e importantes livros de Filosofia, mas também por vários exemplares de outras áreas, como Letras e História, que vão contribuir para o enriquecimento do acervo da UFPR”. — Fernanda Emanoela Nogueira Dias, bibliotecária.
O professor Vinicius ingressou na UFPR em 1993, onde atuou até seu falecimento em 29 de janeiro deste ano, aos 60 anos. Autor de diversos livros sobre kantismo e outros temas filosóficos, foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof), um dos fundadores da Sociedade Kant Brasileira e liderou a área de Filosofia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) entre 2014 e 2018.
“Ele era um dos professores mais frequentes na biblioteca. Toda semana estava aqui, pois tinha um grande interesse no acervo do professor e filósofo paranaense Ernani Reichmann – um dos maiores e mais importantes acervos com as obras do filósofo dinamarquês Sören Kierkegaard no Brasil. Inclusive, foi o professor Vinicius quem nos ajudou a contratarmos bolsistas para o projeto que deu início ao trabalho de catalogação dos primeiros livros desse acervo”, revela Fernanda.
Em nome do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Paraná, nosso profundo sentimento e agradecimento à família, pelo gesto que enriquece não apenas nosso acervo, mas também a construção silenciosa e contínua do conhecimento.
Por Danielle Salmória, Seção de Comunicação e Marketing do SiBi/UFPR.