A história da Biblioteca de Ciências Sociais Aplicadas iniciou em 1945, com a autorização de funcionamento do curso superior da Faculdade de Administração e Finanças, da Universidade do Paraná (Decreto Federal n. º 17.552). A Biblioteca compartilhava o espaço com a Biblioteca da Faculdade de Direito, no primeiro prédio histórico da Universidade, fundado em 1912.
Em 1952, a Biblioteca de Ciências Sociais Aplicadas foi desmembrada da Biblioteca de Direito e passou a fazer parte da Faculdade de Ciências Econômicas (FCE), atendendo aos cursos de Ciências Econômicas e Ciências Contábeis, e em 1967 ao curso de Administração.
Em 1973, foi criado o Setor de Ciências Sociais Aplicadas, através do Decreto n. º 72.787, concedendo à Biblioteca o seu nome atual. Em 1998, foi incorporado ao Setor o curso de graduação em Gestão da Informação.
Em 2002, foi inaugurada a nova sede do Setor, no Campus Jardim Botânico, onde a Biblioteca passou a ocupar uma área de 1.063,48m², contando com 18 cabinas para estudo individual, salão de leitura de livros e periódicos, e computadores para os usuários realizarem seus trabalhos, passando a comportar até 200 usuários sentados.
Em 2003, a Biblioteca de Ciências Sociais Aplicadas, foi pioneira no Sistema de Biblioteca da UFPR, ao inaugurar o seu catálogo de livros completamente informatizado e o serviço de empréstimo informatizado. Movimento esse de reestruturou os serviços e produtos das bibliotecas, com a inserção de Tecnologias da Informação e Comunicação.
A Biblioteca atende aos alunos de graduação, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado oferecidos pelo Departamento de Administração Geral e Aplicada, Departamento de Economia, Departamento de Contabilidade e Departamento de Ciência e Gestão da Informação.
O horário de atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 21h.
O acervo é composto de livros, teses, dissertações, monografias, trabalhos de conclusão de curso, DVDs, CDs, obras de referência (dicionários, enciclopédias, bibliografias), periódicos nacionais e estrangeiros, correntes e retrospectivos.