Sistema de Bibliotecas (SiBi) da UFPR

História da Biblioteca do Centro de Estudos do Mar – Mirassol

A biblioteca do Centro de Estudos do Mar começou a ser organizada em 1979 pelo professor Metry Bacila, fundador também do próprio Centro de Biologia Marinha, que se instalou em Pontal do Sul, em 1982. Seu acervo inicial foi formado a partir de livros do falecido bioquímico Gilberto Guimarães Villela, de doações de outros departamentos da UFPR e de instituições de pesquisa europeias.

Na década de 1980, a biblioteca ocupava o espaço de uma sala e era gerida colaborativamente pelos pesquisadores e servidores do Centro. Em 1991, sob a direção de Paulo da Cunha Lana, instala-se uma comissão para sua organização e catalogação, formada por Alexandre Goulart Soares, Erminda Guerreiro Couto, Luciano Felicio Fernandes, Marcus Vinicius Almeida e Nelson Takumi Yoneda. O trabalho é feito com o apoio da Biblioteca do Setor de Biológicas, sob a chefia da bibliotecária Ruth Lobo dos Santos e a colaboração de Mariza Kampfert, Maria Luiza Machado e Telma Terezinha Stresser de Assis.

Em agosto 1994, a primeira bibliotecária é contratada, via FUNPAR, para continuar essa tarefa, Mercedes Goemann do Prado, que estruturou a biblioteca e organizou o acervo existente, utilizando o software Microisis. Em 1996 Dina Yassue Kagueyama a sucedeu, permanecendo no posto até 1998.

Na época o CEM desenvolvia vários projetos e recebia pesquisadores de todo Brasil e do exterior. A biblioteca, para atender essa demanda, possuía acervo especializado em Biologia Marinha e Oceanografia, muitos deles adquiridos graças a verbas de projetos, o que incluía a assinatura da base de dados ASFA (Aquatic Sciences and Fisheries Abstracts), além de periódicos internacionais. Os serviços ofertados iam de levantamento bibliográfico, normalização de documentos e empréstimo de materiais, até o apoio na secretaria do periódico Nerítica, editado no CEM.

Na sequência, quem assume a biblioteca é Maria Rosa Davin, seguida em junho de 2000, por Mariluci Zanella. Naquele ano, a criação do curso de graduação em Ciências do Mar (a partir de 2004, Oceanografia) importou num aumento substancial do fluxo de usuários e do acervo de livros daquela área do conhecimento. Em 2003, o Sistema de Bibliotecas inaugura a informatização do catálogo de livros e integração do serviço de empréstimos. Registra-se também os primeiros planos de abrir a biblioteca à comunidade.

Desde meados de 2011, a biblioteca é dirigida por Liliam Maria Orquiza. Nesse período, incorpora projetos de extensão e divulgação científica, como o “Canal CEM”, além do empréstimo de computadores e equipamentos culturais. Em 2014, com a criação dos cursos de Ciências Exatas e Engenharias Ambiental, Civil e de Aquicultura, o acervo é mais uma vez expandido e parte dele passa a ser disponibilizado em mais um espaço, na nova unidade do CEM, localizada em Mirassol. A partir daí, então, a Biblioteca do Centro de Estudos do Mar passa a ser integrada por duas unidades: Unidade de Pontal do Sul (PP) e Unidade de Mirassol (MI). Em 2017, a Unidade de Pontal do Sul se muda para a casa da antiga sede do Parque Natural Municipal do Manguezal do Rio Perequê, espaço que atualmente ocupa, ao lado do CPP-CEM.

Além das pessoas já mencionadas, passaram pela biblioteca do CEM nessa última década: bibliotecários Manoela Hermes Rietjens, César Augusto Galvão Fernandes Conde, Caroline Felema dos Santos Rocha e Elda Lopes Lira; auxiliares Ricardo Gomes Oliveira e Luis Carlos Mendes; terceirizadas Candida Helena Alves Pereira e Flavia Levandowski; bolsistas Luan Vinicius da Silva Cordeiro, Bruna Veiga Campos, Mariana Figueiredo, Luis Murilo Hecke Quaresma, Kamila Matozzo, Desire Bozza Fagundes, Samara Cristine Bruck, Yasmin Regina Dias de Freitas, Andrea Lemes Pereira, Nycolle Gregoris, Victor Pepe Bellomo, Wilson Rubens Netto Silva, Marcela Pagani Heringer Miranda, Camila Souza Paris, Rafael Henrique Rovani Ferreira, Bruna Hakim de Oliveira, Ivana de Oliveira Santos, Ariana Pereira Barboza da Silva, Camila Fabrício Kerkhoff, Roberto da Silveira Pozzi Barbosa, Ivo Spring Neto, Luana Borato, Daiana Lopes, Dullian Carly de Oliveira Macedo, Mauriany da Silva Lima e Mônica Mariano Campos.

A equipe da Biblioteca do CEM, neste início do ano de 2022, segue sob a direção de Liliam Maria Orquiza e é composta também pela bibliotecária Fernanda Pigozzi, pelos servidores técnicos administrativos Kyrana da Costa Silva Cordeiro e Bruno Gabriel Costelini, a terceirizada Luana Cristhina Deslandes Martins e o bolsista SiBi Leonardo Zaklikevis Franco.



SiBi/UFPR nas Plataformas Digitais

Universidade Federal do Paraná
Sistema de Bibliotecas (SiBi)
Rua General Carneiro, 370/380, Centro
CEP: 80.060-150 - Curitiba (PR), Brasil
E-mail: saubc@ufpr.br

SiBi/UFPR no Facebook SiBi/UFPR no Instagram SiBi/UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Sistema de Bibliotecas (SiBi) da UFPR
Rua General Carneiro, 370/380

E-mail: saubc@ufpr.br
CEP: 80.060-150 - Curitiba (PR), Brasil

Logomarca da UFPR