A história da Biblioteca de Ciências Agrárias tem inÃcio em 12 de Setembro de 1973, um ano antes de sua fundação, quando a Universidade Federal do Paraná (UFPR) colocou em prática o seu Plano de Reestruturação, que previa a extinção de todas as Escolas e Faculdades, ao passo em que seriam criados órgãos centrais de administração, com a nomenclatura de Setor.
Assim, entre outros setores, foi criado o Setor de Ciências Agrárias e no ano seguinte, em 18 de Dezembro de 1974, houve a fundação da Biblioteca de Ciências Agrárias da UFPR. Durante longos anos, a Biblioteca atendeu a todos os cursos do Setor. Mas, em 2001 houve um desmembramento de parte do acervo, com a criação da Biblioteca de Ciências Florestais e da Madeira, no Campus Botânico.
Como uma unidade do Sistema de Bibliotecas (SiBi/UFPR), a Biblioteca de Ciências Agrárias foi evoluindo em sua oferta de produtos e serviços, em um trabalho cooperativo e integrado com as demais bibliotecas do SiBi/UFPR. Um exemplo desse esforço conjunto foi a informatização do acervo das bibliotecas, sendo que a Biblioteca de Ciências Agrárias promoveu a inauguração do seu acervo informatizado em 20 de Novembro de 2004.
Outro ponto importante da história da Biblioteca de Ciências Agrárias, foi a sua reforma e ampliação, ocorrida no ano de 2006 e que contou com uma reinauguração, da qual participaram o então MagnÃfico Reitor, Professor Carlos Augusto Moreira Júnior e a então Diretora do Sistema de Bibliotecas, Ligia Eliana Setenareski.
Atualmente, a Biblioteca atende por 12 horas ininterruptas, com espaço amplo e confortável de estudo para estudantes, pesquisadores e toda a comunidade.