ISBN | Solicitação de ISBN | ISBN Valores/Custas | Quais publicações recebem ISBN? | ISBN - Publicações externas a UFPR | ISSN | É obrigatório atribuir ISSN? | Porque atribuir o ISSN? | Posso usar o mesmo ISSN para publicação impressa e eletrônica? | Solicitação de ISSN | Dúvidas ISSN | DOI | Objetos digitais que recebem DOI | Conheça mais o SiBi
O International Standard Book Number (ISBN) é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição. Utilizado também para identificar software, seu sistema numérico é convertido em código de barras, o que elimina barreiras lingüísticas e facilita a circulação e comercialização das obras.
Uma vez fixada a identificação, ela só se aplica àquela obra e edição, não se repetindo jamais em outra. A versatilidade deste sistema de registro facilita a interconexão de arquivos e a recuperação e transmissão de dados em sistemas automatizados, razão pela qual é adotado internacionalmente. O ISBN simplifica a busca e a atualização bibliográfica, concorrendo para a integração cultural entre os povos.
Esse tutorial (CLIQUE AQUI) se destina a fornecer orientações quanto à abertura de processos no SEI para a solicitação do número de ISBN no âmbito da UFPR. Esse serviço é realizado pelo SiBi, exclusivamente para as unidades da UFPR. O número de ISBN é emitido pela Câmara Brasileira do Livro sob um custo por serviço solicitado, cujo pagamento via boleto bancário é de responsabilidade da unidade solicitante.
Contato: isbn@ufpr.br
ISBN: R$26,15 (vinte e seis reais e quinze centavos) para cada tipo de suporte de documento.
CÓDIGO DE BARRAS (serviço opcional): R$ 37,70 (trinta e sete reais e setenta centavos)
Confira neste link quais publicações recebem o ISBN.
Segundo a Lei do Livro é obrigatória a utilização de ISBN, conforme segue:
Lei n° 10.753, de 30 de outubro de 2003: “Institui a Política Nacional do Livro”; Capítulo III – “Da Editoração, Distribuição e Comercialização do Livro”; Art. 6° – Na editoração do livro, é obrigatória a adoção do Número Internacional Padronizado, bem como a ficha de catalogação para publicação; Parágrafo único. O número referido no caput deste artigo constará Da quarta capa do livro impresso”.
Normas para atribuição do ISBN se aplicam a:
As solicitações do ISBN de outras publicações (fora do âmbito da UFPR), podem ser realizadas pelos autores e/ou editores diretamente no site da Câmara Nacional do Livro, tanto no caso de pessoas físicas quanto jurídicas. Serviço disponível no endereço: https://servicos.cbl.org.br/isbn.
O SiBi/UFPR não faz o pedido de atribuição do ISSN, entretanto, podemos esclarecer possíveis dúvidas. Se necessário, procure o setor de Referência e Informação da Biblioteca do SiBi/UFPR que atende ao seu curso.
O International Standard Serial Number (ISSN), sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas, é o código aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada. Esse número se torna único e exclusivo do título da publicação ao qual foi atribuído, e seu uso é padronizado pela ISO 3297.
Por ser um código único, o ISSN identifica o título de uma publicação seriada durante todo o seu ciclo de existência (fase de lançamento, circulação e encerramento da revista), seja qual for o idioma ou suporte físico utilizado (impresso, online, CD-ROM e demais mídias).
O ISSN é composto por oito dígitos distribuídos em dois grupos de quatro dígitos cada, ligados por hífen e precedido sempre por um espaço e a sigla ISSN. Exemplo: ISSN 1018-4783.
O uso do ISSN não é obrigatório, entretanto como único identificador de padrão internacional, confere vantagens ao editor uma vez que ele possibilita rapidez, produtividade, qualidade e precisão na identificação e controle da publicação seriada nas etapas da cadeia produtiva editorial.
Entre as editoras, por exemplo, seu uso facilita a identificação rápida e precisa de suas publicações, o que possibilita uma verificação eficaz e simples no intercâmbio eletrônico de informações. Para livrarias, distribuidoras, agências de assinaturas, varejo automatizado, bancas de jornal, o uso do ISSN agiliza a administração dos serviços de vendas e controle de estoque desses estabelecimentos.
Para os serviços institucionais, como depósito legal, bases de dados e bibliotecas, a aplicação do ISSN auxilia no controle da produção editorial do país, promove a identificação de títulos, a recuperação e transmissão de dados, além de melhorar a organização de acervos, os empréstimos entre bibliotecas, os serviços de indexação e resumos, os serviços de aquisição bibliográficos e a comutação bibliográfica. Nos catálogos coletivos nacionais e regionais, o ISSN facilita as operações de identificação, localização de títulos, transferência de dados e fusão de acervos.
Não. É preciso solicitar um número de ISSN para cada tipo de suporte da publicação seriada (impresso, eletrônico, CDROM, etc…). Por exemplo:
Revista da Faculdade de Direito da UFPR
ISSN Impresso: 0104-3315
ISSN Eletrônico: 2236-7284
O ISSN será atribuído mediante solicitação e envio da documentação necessária ao Centro Brasileiro do ISSN, juntamente com o comprovante do pagamento da taxa administrativa correspondente.
Toda solicitação de ISSN deverá vir acompanhada do Formulário de Solicitação do código ISSN devidamente preenchido; da documentação solicitada conforme o tipo de publicação (impressa, CD-ROM, on-line); da cópia do comprovante das taxas administrativas – pagamento (GRU).
O ISSN deverá ser solicitado ao Centro Brasileiro do ISSN no seguinte endereço: Centro Brasileiro do ISSN/IBICT – SAS Quadra 5-Lote 6-Bloco “H” – 4º andar, sala 400. CEP: 70.070-912 – Brasília – DF.
A equipe responsável pelo ISSN no IBICT está a disposição para esclarecer dúvidas.
Seguem os contatos:
2ª, 4ª e 6ª (14h às 16h) e 3ª e 5ª (10h às 12h).
Telefones: (+55 61) 3217-6258.
E-mail ISSN: cbissn@ibict.br
Fonte: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.
O Digital Object Identifier (DOI), identificador de objeto digital, é um padrão para identificação de documentos on-line, por exemplo, artigos científicos, livros digitais, capítulos de livro, dados de pesquisa, etc. O DOI é composto por números e letras e, além de identificar um documento de forma única, visa a garantir o acesso a ele independentemente de mudanças no endereço.
Clique aqui para saber mais sobre o Identificador de Objeto Digital.
Acesse o artigo Digital Object Identifier (DOI): o que é, para que serve, como se usa?
A Biblioteca Digital de Periódicos, a Base de Dados Científicos e a Biblioteca Digital de Eventos Científicos receberam DOI nas suas publicações. Para cada biblioteca digital os procedimentos de geração de DOI são diferentes: